
RODA DE CONVERSA
O II SCSE é um evento acadêmico que volta-se 1) para o compartilhamento dos resultados parciais ou integrais de pesquisas; 2) para a formação de novos pesquisadores(as) e 3) para o fortalecimento das pesquisas sociais sobre educação.
Contudo, a Comissão Organizadora não quis se furtar à tarefa de construir um espaço de discussão capaz de propiciar intervenções, visando contribuir para o aumento da qualidade da educação na Uerj e para a permanência e sucesso acadêmico dos(as) seus(suas) estudantes.
Uma Roda de Conversa se faz com boa argumentação, diversidade de pontos de vista e, sobretudo, com diálogo. Apostamos que este tipo de reunião pode contribuir para a elaboração de novas formas de acolhimento e atendimento aos(às) estudantes que ingressaram na Uerj, seja por por reserva de vagas ou por ampla concorrência.
O tema proposto para a Roda de Conversa do II SCSE é Minorias na Uerj: dilemas do acesso e da permanência que faz um convite à reflexão sobre a pluralidade de visões de mundo, diversidade, desigualdades educacionais e sociais, desafios da expansão do ensino superior e inclusão social. Acima de tudo, pretende forjar atitudes empáticas em relação a grupos minoritários ou que são fortemente atingidos por processos de exclusão social. A campanha institucional A Uerj é a sua cara precisa ser materializada a cada dia na forma como promove a igualdade e a equidade entre pessoas e grupos desiguais.
A Roda de Conversa é um espaço democrático que, a rigor, não deve ter pessoas "fazendo palestras". É espaço de conversação... A fim de não resultar em falação sem audição, teremos três professores de Sociologia da Educação Básica que farão provocações para a discussão fluir: José Amaral Cordeiro Jr.(Colégio Pedro II), Pedro Henrique B. Machado (Colégio Oga Mitá) e Thaiana Rodrigues (SEEDUC-RJ).
Além deles, teremos uma mesa de convidadEs composta por representantes de alguns coletivos estudantis da Uerj. Estão confirmadas as presenças dos seguintes grupos:
Não mexe comigo
Mães Estudantes
Coletivo de Estudantes Autistas
Coletivo de Estudantes Indígenas
Mandume: Coletivo Negro da Geografia
Rede de Estudantes Trans e Travestis Organizades
Compondo a mesa de convidadEs, também estarão presentes representantes o Centro Acadêmico de Ciências Sociais (CACIS) e o Centro Acadêmico Paulo Freire (CAPF/Pedagogia).
Neste tipo de atividade, o microfone roda. Então, venha! Não é preciso se inscrever no evento para participar. A vivencia de cada um e cada uma na Uerj oferece uma percepção singular sobre o que vamos conversar neste encontro.
