top of page
Logomarca do Grupo de Pesquisa Ciências Sociais e Educação - UERJ

O GRUPO DE PESQUISA CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO (GPCSE), vinculado ao Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPCIS/ICS) da UERJ, foi reconhecido pelo Departamento de Pesquisa (DEPESQ/PR2) no final do ano de 2016 e foi cadastrado, em seguida, no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq (DGP). Desde então, está sob a liderança de Helena Bomeny, professora titular aposentada, e de Raquel Emerique, professora adjunta, que respondem, respectivamente, pelas ações do GPCSE na pós-graduação e na graduação (bacharelado e licenciatura em Ciências Sociais).

Os membros do GPCSE UERJ são majoritariamente pesquisadores do Departamento de Sociologia (ICS/UERJ), mas a equipe é composta por docentes de outras unidades acadêmicas da UERJ, como o Instituto de Aplicação Fernando Rodrigues Silveira (CAp-UERJ) e a Faculdade de Educação (EDU). Além destes, há também pesquisadores de outras Instituições de Ensino Superior (IES) e da Educação Básica (EB), estudantes de graduação e pós-graduação em Ciências Sociais da UERJ.

Após mais de duas décadas de funcionamento do PPCIS, ficou clara a necessidade de construção de um espaço intelectualmente instigante e acolhedor para que estudantes de graduação e de pós-graduação, interessados em temas na interface entre as Ciências Sociais e Educação, pudessem se encontrar e discutir perspectivas teóricas, abordagens metodológicas, temas emergentes e práticas de pesquisa.

Havia uma inquietante indagação naquele momento de fundação do GPCSE que, sem exagero, perpassa a história das ciências sociais brasileiras: quais são as relações entre as Ciências Sociais e a Educação? Estaríamos ultrapassando os diagnósticos, apontados em diversos balanços e estados da arte, de que as Ciências Sociais brasileiras se mantêm afastadas das pesquisas sobre fenômenos educacionais? Independentemente das respostas a essas indagações, era clara a demanda dos estudantes por orientações em pesquisas sociais sobre educação. Os pesquisadores, por sua vez, sentiam necessidade de superar o isolamento e fortalecer institucionalmente essa área de interesse de pesquisa.

Apesar da juventude do GPCSE, diversas orientações de trabalhos acadêmicos foram concluídas ou estão em andamento. Nas rotinas de trabalhos do GPCSE estão: 1) os projetos de pesquisas coordenados pelos pesquisadores e as parcerias com pesquisadores de outras instituições; 2) as promoções de reuniões científicas em diferentes formatos (grupos de estudos temáticos, reuniões de orientação, palestras, apresentações de trabalhos e o Seminário Ciências Sociais e Educação, cuja primeira edição foi em 2019 quando o Grupo tinha menos de três anos de funcionamento); 3) os trabalhos de orientação concluídos desde monografias de graduação até dissertações e teses e, 4) as repercussões através de publicações de livros, capítulos e artigos.

Esperamos que a pesquisa social sobre educação prospere no Brasil, país que mantem quadros graves de desigualdades educacionais e tensões sistêmicas em todos os níveis educativos, conforme foram se expandindo.

 

Equipe do GPCSE UERJ

Monstro Acolhedor.

Sofia Leão (2016-1017)

Série fotográfica documental realizada na UERJ.

Rio de Janeiro - RJ | Brasil

GRUPO DE PESQUISA CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO UERJ

@2024 - TODOS OS DIREITOS RESERVADOS

bottom of page